Após ataques, ato pró Lula é desmarcado em Guarapuava

28 MAR 2018
28 de Março de 2018

Foi cancelado o ato pró-Lula que aconteceria na manhã desta quinta feira (28), na Praça Cleve, em Guarapuava. Em contato com o portal RSN, a vice-presidente do PT do município, Neuza S. da Silva, informou que o cancelamento da vinda da caravana “Lula Pelo Brasil” a Guarapuava corroborou para o cancelamento, também, da manifestação. O tempo chuvoso e a resposta agressiva do movimento contrário ao ex-presidente na cidade também influenciaram na decisão. Inicialmente, o PT havia dito que manteria o ato na Praça Cleve mesmo que Lula desistisse de vir ao município.

“Até o último minuto o Lula quis vir, mas por questões de segurança a caravana optou por não passar pelo município”.

Apesar de não ter entrado no calendário oficial da caravana, a presença de Lula no município era tida como certa até a noite de ontem (27). Alguns manifestantes da região, inclusive, estiveram na Praça Cleve durante a noite se preparando para o ato marcado para hoje (28). O cenário mudou quando a caravana do ex-presidente sofreu uma emboscada no trajeto entre Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul, também nessa terça (27). Vários tiros foram disparados contra o ônibus onde Lula viajava.

“Ele não vir, para nós, foi uma vitória. Até que ponto valeria a pena o colocar em risco dessa maneira? Até quem já tinha vindo para Guarapuava ficou satisfeito, só por saber o quanto ele insistiu para vir para cá. Agora esperamos recebê-lo como presidente”, disse Neuza.

SEGURANÇA

Na manhã desta quarta (28), mesmo com o cancelamento, o Guaratran e a Polícia Militar fizeram rondas na Praça Cleve para garantir a segurança da população no caso de um possível atrito entre manifestantes, já que um ato anti-Lula também está marcado para acontecer hoje. Até o momento, não há informações de cancelamento da manifestação organizada pelo movimento contrário a Lula.

ENTENDA O CASO

A informação sobre a possível visita de Lula a Guarapuava surgiu no dia 21 deste mês, quando o Diretório do PT do município criou um evento no Facebook sob o título “Lula em Guarapuava”. Inicialmente, apesar do título sugestivo, a presença do ex-presidente na cidade sequer era uma hipótese. O objetivo da iniciativa, na verdade, era o de reunir o maior número de pessoas possíveis na tentativa de sensibilizar a caravana, fazendo que a organização optasse por entrar no município de última hora quando estivessem passando pela BR 277, indo de Laranjeiras do Sul para Curitiba. A possibilidade da presença do ex-presidente na cidade só aconteceu no dia 24, quando o PT municipal, em contato com a organização da caravana, conseguiu chamar a atenção de Lula para o tamanho do movimento social da cidade e da região em apoio a ele. A previsão do PT de Guarapuava era e 3000 mil pessoas no ato. 40 ônibus lotados de municípios da região integrariam a manifestação.

As informações são do Rede Sul de Notícias.

Voltar

©2016 Alternativa FM - Rádio Alternativa FM 104,9  Corbélia/PR